domingo, 3 de julho de 2016

ALGUÉM SABE AONDE ESTÁ A PAZ INTERIOR? SABE?

"NÃO PODEMOS OBTER A PAZ NO MUNDO EXTERIOR ATÉ QUE CONSIGAMOS ESTAR EM PAZ COM NÓS PRÓPRIOS" (DALAI LAMA)



PAZ, O QUE É?

Poderíamos dizer que a paz é um estado sem violência? Será? Se for, isso quer dizer que não violência interna, externa, ou nos dois? A não violência em tudo é algo possível? É possível uma existência em relacionamentos sem conflitos ou é algo mesmo sobre a relação de si consigo próprio?

Será que a paz seria estar tudo tranquilo? Será? Se for, é que esta tranquilidade é uma calmaria externa, interna ou os dois? É possível ter uma tranquilidade interior com tantas coisas do mundo, dos conflitos, das guerras, dos problemas?

Poderá a paz ser uma "luta" de pessoas por punições a pessoas violentas, bandidos com justiça, prisão, punição? Será? Se for como será "lutar" e ao mesmo tempo querer ter paz? Poderia existia uma "luta pacífica" senão seria um comodismo diante de algo que afeta a si e/ou uma sociedade?


A VERDADEIRA MAIOR PAZ.

Dalai Lama, acima, já nos mostra que a paz é uma conquista ou um estado interior de que tudo está tranquilo, aceitando a vida como ela, mesmo que seja numa festa ou numa guerra, mesmo que seja no êxito ou no fracasso, mesmo que seja com fama ou com anonimato, mesmo que seja com poder ou sem pode, mesmo que seja milionário ou um mendigo.

A paz interior como que flutua diante disso tudo e esta aceitação não é uma concordância com o que se passa interior e exteriormente. A paz transpassa a realidade externa e até mesmo a realidade interior em si.

Como que a paz interior é além até mesmo do que se está em nosso interior, ou seja, é como se fosse uma postura sadia, tranquila, em calmaria mesmo diante de qualquer obstáculo, sofrimentos, problemas e situações.

Mas a paz também seria vivenciar integralmente o prazer, a alegria, o contentamento, a fascinação pela vida como ela é, e isso independentemente dos nossos problemas interiores e dos fatos reais de nossa família, relacionamentos, sociedade, humanidade, de nosso planeta, de nosso universo.


EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Algumas sociedades, até mesmo antiguíssimas e milenares, como algumas orientais japonesas, chinesas e outras que a própria sociedade busca ensinar uma visão realística e pacífica diante da vida como ela é, ou seja, a pessoa se torna extremamente equilibrada emocionalmente, sem ficar perdida em seus sentimentos, mas ao mesmo tempo extremamente sensível em prol do bem e do paz da humanidade.

Esta é uma educação que falta em nossa sociedade, mas, acredito, e defendo há mais de uma década, nasceu já o que chamo de "3a Humanidade", que nasce no meio da lama de uma sociedade ocidentalizada que cresceu estupidamente na tecnologia, na complexidade de nossa vida, mas que é uma detonadora-mor de stress, de uma vida de tensão, de uma concorrência e disputa desenfreada gerando uma legião de pessoas com depressão e ansiedade sem fim: uma sociedade infeliz e sem paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário