domingo, 19 de junho de 2016

UMA BELA AULA CHAMADA DECEPÇÃO-Por Herbert Lisboa Torres

A decepção é obra muito curiosa: nos faz sofrer 10 mas podemos morrer 100 e aprendermos com ela 1000. Quando nos decepcionamos com algo ou com alguém, nos faz gerar um sentimento horrível que nos faz derrubar temporariamente, podendo ou não demorar pouco ou muito, levando a um sofrimento poderoso dentro de nós, mas, se olharmos direitinho é uma das melhores aulas que Deus nos dá, mesmo quando é gerado por uma pessoa que julgamos que nos ama, que nos é amigo.


COMO É A SENSAÇÃO E SENTIMENTO DE DECEPÇÃO

Quando vivenciamos o "sentimento" de decepção, a maior parte das pessoas sofre demais, passa por sofrimentos grandiosos e, alguns, até, entram numa profunda depressão fazendo a pessoa se sentir inerte, sem forças, sem ânimo, sem esperança, e perde a noção, momentânea ou não, que é uma grande aula que Deus nos reserva.

Na decepção sofremos tanto que surge uma amargura que começa pela pessoa que nos provocou, teoricamente, estas ações, mas muitos podem até generalizar para outras pessoas e até mesmo para tudo e todos, dependendo da maturidade ou imaturidade emocional e espiritual da pessoa acometida disso.

A ORIGEM DA DECEPÇÃO

No entanto, precisamos, aqui, fazer uma breve análise do nascedouro, da origem da decepção, que, em verdade, nos iludimos que isso começa pelos atos do outro, ou dos outros, mas, em si, a decepção começa dentro de cada um, porque criamos uma falsa expectativa de que tal pessoa ou tal situação irá se desenrolar de uma forma "X", mas, nos surpreende, fazendo ocorrer de modo diferente, que nos faz doer intensamente.

Assim, a origem da decepção está em nós mesmos, porque criamos uma ideia e uma postura determinada e pré-montada sobre a a vida e sobre as pessoas, e não aceitamos a vida como ela se nos apresenta.Esta é uma "esperança danosa" que nos faz pensar que determinada pessoa ou fato sempre funcionará do modo que desejamos que seja, e não como o é em si.

O QUE FAZER PARA LIDAR COM A DECEPÇÃO?

Primeiro, entender que nós é quem criamos esta postura e é dela aonde se origina esta decepção; segundo, em aprender aos poucos a ver a vida e as pessoas como elas realmente são, pois nunca ocorrerá tudo como imaginamos; terceiro, APRENDER QUE A DECEPÇÃO NOS FAZ VER REALMENTE COMO UMA PESSOA OU UM FATO REALMENTE O É, e isso é revolucionário. Devemos, em si, sermos gratos a Deus por nos mostrar que as pessoas e a vida são assim.

Deste modo, se não conseguimos superar que a decepção começa em nós mesmos, podemos, pelo menos, SERMOS GRATOS A DEUS POR NOS MOSTRAR QUE AQUELE CAMINHO, AQUELA PESSOA, AQUELE FATO SE DESNUDOU, E NOS MOSTROU REALMENTE COMO ELE É, O QUE É ÓTIMO, pois estávamos vendo embaçado ou estávamos cegos este tempo todo sobre tais pessoas ou fatos.

Esta "queda de máscara" da pessoa ou do fato é uma EXCELENTE AULA DE DEUS QUE NOS MOSTRA REALMENTE A REALIDADE COMO ELA SEMPRE FOI E NÓS NÃO VÍAMOS, porque enxergarmos só nossa falsa esperança anterior, no que podemos aprender a termos mais maturidade emocional e espiritual, e isto é um dos princípios QUE NOS ENSINA A SERMOS RESILIENTES, A SERMOS REALISTAS, A SERMOS MAIS ACEITADORES DA VIDA COMO ELA É, mas, para isso, precisamos tirar "nosso óculos sujo ou cegueira" que estávamos.

Assim, A DECEPÇÃO PODE SER UMA DAS MELHORES AULAS EM PROL DE NOSSA PRÓXIMA FELICIDADE, POIS PASSAMOS A VER A VIDA COMO REALMENTE ELA É, e isso Deus nos ajuda a mostrar com os fatos da vida, transformando numa ESPERANÇA INFINITA para nossa vida, para amarmos mais a nós mesmos, e a deixarmos de sermos tão ingênuos e inocentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário